Frames
Os frames são divisões da tela do browser em diversas telas (ou “quadros”). Com isso, torna-se possível apresentar mais de uma página por vez: por exemplo, um índice principal em uma parte pequena da tela, e os textos relacionados ao índice em outra parte.
É muito fácil colocar frames em páginas; porém, nem todos os usuários gostam deles, pois nem sempre a navegação é fácil, além de problemas para a impressão e a marcação dos documentos interiores aos frames nos bookmarks. A alternativa natural para os frames são as tabelas.
Uma página com frames tem um texto fonte semelhante a:
(Abre Tag) Html (Fecha Tag)(Abre Tag) Head(Fecha Tag)(Abre Tag) Title(Fecha Tag)Assunto X(Abre Tag)/TITLE(Fecha Tag)(Abre Tag) Head(Fecha Tag)< FRAMESET COLS="20%, 80%" >-
< FRAME SRC="indice1.html" > -
< FRAME SRC="apresenta.html" NAME="principal" > < NOFRAME >-
(Abre Tag)Body(Fecha Tag) -
(Abre Tag) H2(Fecha Tag)Bem-vindo à página do assunto X!(Abre Tag)/h2(Fecha Tag) -
(Abre Tag) P(Fecha Tag) -
Blá blá blá blá blá -
blá blá blá blá blá -
< /BODY > -
< /NOFRAME > < /FRAMESET >< /HTML >
A parte FRAMESET define a divisão da página em “quadros”. Neste exemplo, a página será dividida em duas colunas, sendo a primeira com 20% do tamanho da tela, e a segunda coluna com os restantes 80% da tela.
Dentro da formatação de FRAMESET, temos os FRAME SRC, que são referências às páginas que serão mostradas nos frames definidos
Assim, no código acima vemos que a página indice1.html será mostrada na primeira coluna (que ocupará 20% da tela), e a página apresenta.html será mostrada na segunda (ocupando 80% da tela).
A formatação de frames inclui também uma parte NOFRAME, que é mostrada normalmente pelos browsers que não suportam sua apresentação.
By: Lucas Morais e Lucas Mateus
0 comentários:
Postar um comentário