Formulários

Um formulário é um modelo para a entrada de um conjunto de dados. O primeiro passo para fazer formulários é aprender as etiquetas que desenham as janelinhas de entrada de dados, para depois trabalharmos com os scripts, que são os programas que tratam esses dados, oferecendo os serviços desejados (acesso a banco de dados, envio de e-mail, etc.).

O elemento (<)FORM(>) delimita um formulário e contém uma seqüência de elementos de entrada e de formatação do documento.

(<)FORM ACTION="URL_de_script" METHOD=método(>)...(<)/FORM(>)

Os atributos de FORM que nos interessam agora são:

ACTION
Especifica o URL do script ao qual serão enviados os dados do formulário.

METHOD
Seleciona um método para acessar o URL de ação. Os métodos usados atualmente são GET e POST. Ambos os métodos transferem dados do browser para o servidor, com a seguinte diferença básica:

* POST

- os dados entrados fazem parte do corpo da mensagem enviada para o servidor;
- transfere grande quantidade de dados.

* GET

- os dados entrados fazem parte do URL (endereço) associado à consulta enviada para o servidor;
- suporta até 128 caracteres.

Veremos maiores detalhes sobre métodos no item CGI.

FORM também pode apresentar o atributo:

ENCTYPE
Indica o tipo de codificação dos dados enviados através do formulário. O tipo default é application/x-www-form-urlencoded. Outro tipo aceito por alguns browsers é text/plain.

Os formulários podem conter qualquer formatação - parágrafos, listas, tabelas, imagens - exceto outros formulários. Em especial, colocamos dentro da marcação de as formatações para campos de entrada de dados, que são três: (<)INPUT(>), (<)SELECT(>) e (<)TEXTAREA(>).

Todos os campos de entrada de dados têm um atributo NAME, ao qual associamos um nome, que será utilizado posteriormente pelo script. São os scripts que organizam esses dados de entrada em um conjunto de informações significativas para determinado propósito.

Primeiro vamos ver os tipos de campos para montar um formulário, e depois passaremos aos scripts.

publicado por:Mateus R.Arantes & Rodrigo Vaz

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre o Polivalente

Sobre o Polivalente...