Introdução à Linguagem HTML
HTML (HyperText Markup Language - Linguagem de Formatação de Hipertexto) é fruto do "casamento" dos padrões HyTime e SGML.
- HyTime - Hypermedia/Time-based Document Structuring Language
- Hy Time (ISO 10744:1992) - padrão para representação estruturada de hipermídia e informação baseada em tempo. Um documento é visto como um conjunto de eventos concorrentes dependentes de tempo (áudio, vídeo, etc.), conectados por webs ou hiperlinks.
O padrão HyTime é independente dos padrões de processamento de texto em geral. Ele fornece a base para a construção de sistemas hipertexto padronizados, consistindo de documentos que alicam os padrões de maneira particular
- SGML - Standard Generalized Markup Language
- Padrão ISO 8879 de formatação de textos: não foi desenvolvido para hipertexto, mas torna-se conveniente para transformar documentos em hiper-objetos e para descrever as ligações.
SGML não é padrão aplicado de maneira padronizada: todos os produtos SGML têm seu próprio sistema para traduzir as etiquetas para um particular formatador de texto. - DTD - Document Type Definition - define as regras de formatação para uma dada classe de documentos. Um DTD ou uma referência para um DTD deve estar contido em qualquer documento conforme o padrão SGML.
Portanto, HTML é definido segundo um DTD de SGML.
Todo documento HTML apresenta elementos entre parênteses angulares (< e >); esses elementos são as etiquetas (tags) de HTML, que são os comandos de formatação da linguagem. A maioria das etiquetas tem sua correspondente de fechamento:
<etiqueta>...</etiqueta>
Isso é necessário porque as etiquetas servem para definir a formatação de uma porção de texto, e assim marcamos onde começa e termina o texto com a formatação especificada por ela.
Alguns elementos são chamados “vazios”, pois não marcam uma região de texto, apenas inserem alguma coisa no documento:
<etiqueta>
Todos os elementos podem ter atributos:
<etiqueta atributo1=valor1 atributo2=valor2>...</etiqueta>
HTML é um recurso muito simples e acessível para a produção de documentos. Nestes “capítulos”, será possível aprender grande parte de seus elementos.
0 comentários:
Postar um comentário