Como vimos, é obrigatório respeitar sempre a hierarquia (TABLE)(TR)(TD) e o facto de esta tabela ter apenas uma célula não dispensa nenhum destes ‘tags’.
Começando por (TABLE), WIDTH e HEIGHT definem o tamanho da tabela. Neste caso foi fornecido um valor em percentagem, relativo ao tamanho do ecrã. Assim conseguimos criar uma tabela que ocupa a totalidade do ecrã. Caso estivesse escrito (TABLE WIDTH="100"), o valor seria interpretado em termos absolutos, em pixeis, e tendo em conta que a maioria das pessoas têm o seu ecrã com 800 pixeis de largura, o resultado da tabela seria bem diferente. Cabe a cada um julgar as situações em que devem ser utilizadas percentagens ou valores em pixeis
Em (TD), surgem ALIGN e VALIGN. Se o primeiro é um parâmetro que surge em muitos ‘tags’ e diz respeito ao alinhamento horizontal (pode conter "CENTER", "LEFT" ou "RIGHT"), VALIGN é um parâmetro que nos surge apenas no ‘tag’ (TD), e diz respeito ao alinhamento vertical. Pode por isso conter os valores "MIDDLE", "TOP" ou "BOTTOM", respectivamente para o centro, em cima ou em baixo.
Finalmente, vamos analisar uma tabela complexa:
(BODY BGCOLOR="#000000" TEXT="#FFFFFF")
(TABLE BGCOLOR="#000099" ALIGN="CENTER" WIDTH="400" HEIGHT="300" BORDER="3")
(TR)
(TD ALIGN="CENTER" COLSPAN="3") 1 (/TD)
(/TR)
(TR)
(TD ALIGN="CENTER" ROWSPAN="2") 2 (/TD)
(TD ALIGN="CENTER" ROWSPAN="2") 3 (/TD)
(TD ALIGN="CENTER"> 4 (/TD)
(/TR)
(TR)(TD ALIGN="CENTER") 5 (/TD)(/TR)
(/TABLE)
(/BODY)
Postado por
Weysan
terça-feira, 31 de agosto de 2010
0 comentários:
Postar um comentário